Mormonismo e a Bíblia Sagrada/Tradução de Joseph Smith/Pluralidade de Deuses

Índice

Por que a Tradução de Joseph Smith não demonstra a pluralidade de deuses como o Livro de Abraão?

Perguntas e respostas detalhadas


O relato da criação no Livro de Abraão apoia o ensinamento da pluralidade de deuses. Quando Joseph traduziu sua versão inspirada da Bíblia, por que ele não reescreveu o registro da criação em Gênesis de maneira a se assemelhar ao registro do Livro de Abraão?


Quando o Senhor nos dá uma nova visão e revelação, Ele não tipicamente "reescreve" toda a Escritura disponível anteriormente. Ele simplesmente adiciona a ela.

No entanto, há dois erros na suposição de que a Bíblia não oferece suporte a uma pluralidade de deuses. Erro # 1: É discutível que a versão não editada King James de Genesis verdadeiramente inclui apenas "um Deus". Há claramente vários personagens divinos em Gênesis:

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal(...) Gênesis 3:22

Somente credos ou convicções que insistem em um único ser divino nos faz incapazes de notar tal princípio.

Erro # 2: A Tradução de Joseph Smith de Gênesis realmente tornou mais claro o papel e existência de múltiplos personagens divinos. O Livro de Moisés na Pérola de Grande Valor (que é a simplesmente a Tradução de Joseph Smith de Gênesis) tem muitos exemplos de vários personagens divinos:

E tenho uma obra para ti, Moisés, meu filho; e tu és à semelhança de meu Unigênito; e meu Unigênito é e será o Salvador, pois ele é cheio de graça e verdade; mas não há outro Deus além de mim e todas as coisas estão presentes comigo, pois eu as conheço todas. Moisés 1:6
E aconteceu que Moisés olhou para Satanás e disse: Quem és tu? Pois eis que sou um filho de Deus, à semelhança de seu Unigênito; e onde está tua glória, para que te adore? Moisés 1:13
Vai-te, Satanás, não me enganes; pois Deus me disse: Tu és à semelhança de meu Unigênito.

E ele também me deu mandamentos quando me chamou, da sarça ardente, dizendo: Invoca a Deus em nome de meu Unigênito e adora-me. Moisés 1:16-17

E aconteceu que, quando Satanás se retirou da presença de Moisés, Moisés levantou os olhos ao céu, estando cheio do Espírito Santo, o qual presta testemunho do Pai e do Filho; Moisés 1:24
E mundos incontáveis criei; e também os criei para meu próprio intento; e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito. Moisés 1:33

Isto é apenas o primeiro capítulo da Tradução de Joseph Smith de Gênesis. Há muitos outros exemplos em Moisés.

No capítulo 2 de Moisés, Deus faz um prefácio de suas observações dizendo, "(...)Eu sou o Princípio e o Fim, o Deus Todo-Poderoso; por meio de meu Unigênito eu criei estas coisas; sim, no princípio criei o céu e a Terra sobre a qual estás." Moisés 2:1

Então, em cada caso quando "Eu, o Senhor" realizei algo na criação, deve ser entendido que o Unigênito também está envolvido, desde que é por meio Dele que o Senhor criou todas as coisas. Portanto, há múltiplos personagens divinos em cada menção nos versos que seguem.

Notas