Mormonismo e a Bíblia Sagrada/Visão geral

Índice

Mormonismo e a Bíblia Sagrada: Visão geral

Navegação


Pergunta: Os mórmons consideram a Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus?

Os Santos dos Últimos Dias Consideram ser a Bíblia Escritura Sagrada

Qual é o ponto de vista dos Santos dos Últimos Dias com relação à Bíblia? Consideram ser ela a Palavra de Deus?

Os Santos dos Últimos Dias Consideram ser a Bíblia Escritura Sagrada. A oitava regra de fé declara:

Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, o quanto seja correta sua tradução; cremos também ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus.

A condição de que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita ser a Bíblia a palavra de Deus desde que esteja traduzida corretamente parece abalar a confiança de alguns na crença de que a igreja que crê na Bíblia. Não há razão alguma para crer nisto, pois é um fato incontestável que quando homens traduzem palavras de um idioma para outro, erros podem facilmente acontecer, e em muitos casos acontecem. Basta comparar diferentes versões em Português da Bíblia e torna-se evidente que diversos tradutores compreendem hebraico antigo, aramaico e grego (os idiomas de origem do Antigo e do Novo Testamento) de maneira muito diferente em diversos casos.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reverencia a Bíblia e a utiliza extensivamente em seu ensino e prática

Porém não deixemos que ninguém duvide: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reverencia a Bíblia e a utiliza extensivamente em seu ensino e prática. O falecido Élder James E. Talmage, um membro do Quórum dos Doze, declarou a respeito da Bíblia em seu livro clássico sobre as Regras de Fé:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aceita a Bíblia Sagrada como a principal de suas obras-padrão, e a primeira entre os livros que foram proclamados como seus guias escritos na fé e na doutrina. No respeito e santidade com que os santos dos últimos dias têm a Bíblia concordam com denominações cristãs em geral, mas diferem deles no reconhecimento adicional de certas outras escrituras como autênticas e sagradas, o qual estão em harmonia com o Bíblia e servem para apoiar e enfatizar seus fatos e doutrinas.

Os dados históricos e outros que estão na base da atual fé Cristã quanto à autenticidade do registro bíblico são aceitos sem questionamento pelos Santos dos Últimos Dias tanto quanto o são aceitos por membros de qualquer denominação; e na literalidade da interpretação, A Igreja de Jesus Cristo provavelmente se sobressai.

No entanto, a Igreja anuncia excessões em casos de erros nas traduções, que pode ocorrer como um resultado de incapacidade humana e mesmo nessa medida de cautela não estamos sozinhos, considerando o fato que estudiosos da Bíblia geralmente admitem a presença de erros do tipo - tanto da tradução e da transcrição do texto. Os Santos dos Últimos Dias acreditam ser os registros originais a palavra de Deus para o homem e na medida em que tais registros tenham sido traduzidos corretamente, as traduções são considerados igualmente autênticas. A Bíblia em Português professa ser uma tradução feita através da sabedoria do homem e em sua preparação os melhores eruditos foram participantes e ainda assim nenhuma versão já publicada esteve ausente de erros.

Não poderá haver qualquer tradução absolutamente confiável destas ou outras Escrituras, a menos que seja efetuado por meio do dom de tradução, como um dos dons do Espírito Santo. O tradutor deve ter o Espírito do profet pois sabedoria humana por si só não é suficiente. Permitam que a Bíblia seja lida com reverência e em Espírito de oração, e dessa maneira o leitor através da luz do Espírito Santo poderá discernir entre a verdade e os erros dos homens. (James E. Talmage, Articles of Faith, Ch.13, p.236 - p.237)


Pergunta: Por que a Igreja insiste em usar o Versão Autorizada da Bíblia ("King James") como sua versão oficial, embora traduções mais modernas possuam leitura mais fácil, são mais precisas e incluem descobertas de manuscritos mais recentes?

não há nada nas diretrizes ou ensinamento oficial da Igreja que proíba os Santos dos Últimos Dias de ler outras traduções da Bíblia em seu estudo pessoal

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias usa a Versão Autorizada da Bíblia (King James) como sua versão oficial. Algumas razões incluem:

  • Continuidade histórica com a restauração, uma vez que a KJV foi usado pela primeira geração de profetas e membros da Igreja.
  • O Livro de Mórmon foi baseado no texto KJV; paralelos e alusões a conceitos bíblicos são, portanto, mais fáceis de reconhecer na KJV do que em uma tradução mais moderna
  • Os líderes da Igreja sentem os benefícios de evitar a padronização, por exemplo, disputas inúteis sobre qual membro tem a Bíblia com a "melhor" tradução
  • Teologicamente, a Igreja discorda de algumas tendências modernas em algumas traduções da Bíblia (por exemplo, a remoção de referências a ofícios do sacerdócio não incluídas em algumas denominações, a linguagem de gênero neutro quando se referindo a Deus, etc.)

No entanto, não há nada nas diretrizes ou ensinamento oficial da Igreja que proíba os Santos dos Últimos Dias de ler outras traduções da Bíblia em seu estudo pessoal. Muitos de fato fazem isso.

As traduções sempre mostram claras preferências teológicas

O artigo dos críticos McKeever e Johnson em relação a posição SUD:

É duvidoso que muitas de nossas traduções modernas foram produzidas por pessoas sem escrúpulos que queriam manter a verdade de Deus escondida. Na realidade o contrário é verdadeiro. A motivação por trás de uma nova tradução é, na maioria dos casos, dar uma compreensão mais clara do que Deus quer revelar ao Seu povo. Concedido. Algumas traduções fazem um papel melhor em alcançar esse objetivo do que outras. [1]

Isto é naturalmente, apenas parcialmente correto. Considere, por exemplo, a versão popular, o New Living Translation. Em sua introdução, lemos o seguinte:

Os tradutores têm feito um esforço consciente para fornecer um texto que possa ser facilmente compreendido por um leitor comum que lê o Inglês moderno. Para isso, usamos o vocabulário e as estruturas de linguagem comumente usada por uma pessoa comum. O resultado é uma tradução das Escrituras escrita geralmente no nível de leitura de um estudante de Ensino Medio [2]

Um pouco antes, eles já admitiam um certo preconceito a respeito da tradução. Esta tradução foi elaborada pela [2] "noventa estudiosos evangélicos ... comissionado em 1989 para começar a revisão A Bíblia Viva." [3] Tudo bem se você for um evangélico, mas se não for, então a tradução aponta preferências teológicas claras em sua tradução. A versão King James, a Nova Versão Internacional, e todas as outras traduções geralmente vêm com uma perspectiva teológica na tradução do texto. Algumas são muito mais criticadas do que outras (como a Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová). A Igreja SUD escolheu a versão King James da Bíblia como sua versão oficial. As razões para isso foram duas. Primeiro, é uma tradução muito respeitada e de fácil acesso (mesmo sendo um pouco antiga) e segundo, era a única tradução em Inglês da Bíblia disponível aos primeiros líderes da Igreja SUD, e assim todas as suas citações bíblicas são feitas a partir dela.


Pergunta: Será que a oitava Regra de Fé sobre acreditar na Bíblia "desde que esteja traduzida corretamente" implica que os tradutores da Bíblia estão tentando esconder a verdade de Deus?

Somente através do Espírito de Deus que podemos fazer essas determinações

Alguns que são críticos da Igreja tentam mostrar que pelo termo tradução, na oitava Regra de Fé, nós realmente queremos dizer transmissão. Eles escrevem:

Alguns Mórmons reconheceram que a palavra traduzida como usada na Regra de Fé não é inteiramente correta. Mórmons experientes que estudaram os métodos de tradução de idiomas admitem que a transmissão, e não a tradução, dos textos bíblicos é o que lhes preocupam. [4]

Um estudante de escrituras Santos dos Últimos Dias declarou:

Falando como 'Mórmon experiente, que estudou os métodos de tradução de idiomas,' eu respeitosamente discordo. As Regras de Fé foram escritas pelo Profeta Joseph Smith, que não estava nem um pouco interessado na transmissão, mas sim na tradução. Ele estudou hebraico e grego, na tentativa de aproximar-se da língua original da Bíblia. Quando fazemos isso, tomamos conhecimento de alguns problemas surpreendentes com a tradução do Novo Testamento.

Tomemos por exemplo, uma passagem de Paulo usada para apoiar o ensino doutrinário do celibato na igreja (1 Coríntios 7). Um dos problemas fundamentais com interpretações deste capítulo gira em torno da introdução do tema nos dois primeiros versículos. A seguir, são duas traduções distintas do texto encontrado em traduções populares da Bíblia. A KJV, e aquelas Bíblias que seguem um leitura mais tradicional, usam a primeira linha de texto como uma introdução, e depois deixam Paulo elevar o assunto em discussão:

" Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 1 coríntios 7:1-2 [5]

Em outras palavras, como resposta às coisas escritas pelos Coríntios a Paulo, sua resposta foi "Bom seria que o homem...". Isto coloca de fato na boca de paulo o conceito de que o homem não poderia tocar uma mulher. Outras traduções movem a primeira linha do texto para a introdução, como palavras dos Coríntios a Paulo.

Em outras palavras, os Coríntios perguntaram a Paulo se era bom que o homem não tocasse em mulher. E Paulo responde negativamente. Duas interpretações completamente diferentes, sendo ambos traduções absolutamente corretas sintaticamente da mesma passagem exata em grego. No entanto, ela tem uma profunda mudança na mensagem que Paulo está dando nessa passagem de sua epístola. É este um problema de tradução ou transmissão? McKeever e Johnson já afirmaram que " Tradução significa pegar palavras em uma língua e colocá-las nas palavras de outra". [6] Esta é uma simplificação que não faz justiça ao assunto. Pelo menos, alguma preocupação deveria ter sido dada à ideia de que a tradução significa também preservar, tanto quanto possível a intenção do autor.

Em casos como o exemplo acima, onde um texto original (que poderia ter dado mais informações) não está disponível , a tradução será em grande parte determinada pela predisposição da teologia do tradutor . Neste caso, é a doutrina que determina a tradução. Se este fosse um incidente isolado, não seria um fator tão importante. Mas torna-se importante quando percebemos que muitas destas dificuldades são encontradas em doutrinas fundamentais da Igreja. Raymond Brown , um teólogo católico bem conhecido, só encontra três versículos em todo o Novo Testamento, onde Jesus é claramente chamado de Deus, o resto sendo questionável tanto em fundamentos sintáticos ou por causa da evidência do manuscrito apresentar desafios significativos a originalidade. [7] Em seguida, ele acrescenta que, destes três, nenhum mostra uma predisposição para a doutrina da trindade.[8] Isto não quer dizer que eu (ou Brown) questionamos a divindade de Jesus Cristo. Simplesmente que a tradução e interpretação têm um papel muito maior do que o sugerido por McKeever e Johnson. Como Brown coloca: " Firme adesão aos desenvolvimentos teológicos e ontológicos posteriores que levaram à confissão de Jesus Cristo como" Deus verdadeiro do Deus verdadeiro' não deve causar crentes a supervalorizar ou subestimar a confissão menos desenvolvida do NT. "[9]

A tradução é importante? Certamente. Santos dos Últimos Dias acreditam que somente através do Espírito de Deus que podemos fazer essas determinações. Conhecimento muitas vezes não pode nos ajudar a responder a perguntas sobre o efeito da doutrina sobre a tradução, especialmente em documentos antigos, onde a fonte não está disponível.

Os desafios da crítica textual: um exemplo

Considere agora um estudo publicado intitulado "Assíndeto de Paulo". Uma Critica e Inquérito Estatístico sobre o Estilo Paulino." [10] Os autores do estudo estavam trabalhando com um dispositivo retórico antigo chamado assíndeto, a prática de deixar conjunções (como a palavra 'e') fora do texto para adicionar impacto. Era geralmente usado em oratória - uma indicação de que as obras de Paulo foram feitas para serem lidas em voz alta. Os autores identificaram mais de 600 casos de assíndeto em ambas as epístolas aos Coríntios e na epístola aos Romanos . Eles, então, acompanharam estes assíndetos através da história manuscrita disponível, e rastrearam quantos foram perdidos quando copistas e escribas , inadvertidamente, mudaram o texto, porque não reconheciam o dispositivo retórico.

Os resultados foram fascinantes. Em primeiro lugar, ficou claro que quanto mais velho o manuscrito era, menos mudanças podiam ser encontradas. Ainda mais interessante foi o que eles descobriram dentro de aparatos textuais disponíveis para tradutores. Um aparato é uma combinação de texto com leituras variantes, utilizados para criar o texto base a partir do qual é feita uma tradução . Estes incluem o texto Nestle- Aland, o texto da UBS, e o Textus Receptus preparado por Erasmsus a partir do qual a versão do King James foi traduzido. O que eles descobriram foi que mesmo os manuscritos mais antigos foram modificados em mais de trinta por cento dos casos, enquanto os textos mais recentes tinham perdido tanto quanto 50-55 por cento. O Textus Receptus, como a maioria dos textos, havia perdido quase setenta por cento dos casos de assíndeto. O melhor dos textos aparatos, que foi utilizado pela UBS, era ainda pior do que o pior dos manuscritos mais antigos. Os autores do estudo deixam que o leitor tire suas próprias conclusões .

O que isto significa é que Críticos da Bíblia ainda estão em sua infância. Enquanto isso nos aproxima aos textos originais, não há garantias e não há maneira de dizer o quanto ainda temos que ir adiante. Até então, estamos na mesma situação com relação a um texto original como McKeever e Johnson reivindicam dos Mórmons:

No entanto, este é um argumento a partir do silêncio, uma vez que os mesmos detratores não podem produzir qualquer manuscritos imaculado para assim poder medir os " contaminados. " [11]

Se isso for verdade, então também é um argumento insensato falar como se tivéssemos uma boa réplica dos autógrafos originais, que consequentemente, não existem. Se este não é um argumento sensato, então de que fonte estão McKeever e Johnson falando, senão pura conjectura?


Pergunta: Consideram os Mórmons a Bíblia como indigna de confiança?

O ponto de vista de antigos líderes da Igreja SUD a respeito de inerrância e traduções bíblicas pareceria tradicional à maioria das pessoas atualmente

Alega-se que os líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias diminuem o valor Bíblia como sendo indigna de confiança.

Será que os santos dos últimos dias destratam a Bíblia? Será que eles a criticam? Não mais do que a maioria dos estudiosos da Bíblia.

O ponto de vista de antigos líderes da Igreja SUD a respeito de inerrância e traduções bíblicas pareceria tradicional à maioria das pessoas atualmente. Somente aqueles que rejeitam completamente uma moderna crítica textual bíblica, iria encontrar nos líderes SUD uma posição radical ou maléfica. Na verdade, muitas crenças SUD estão em comum acordo com muitas outras denominações cristãs. Aqueles que difamam crença LDS neste ponto, tendem a ser extremo no tocante a infalibilidade das Escrituras, e também rejeitar um credo moderno e um ponto de vista erudito ortodoxo.

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que a Bíblia é verdadeira. É inspirada e inspiradora, tendo sido inspirado por Deus e escrito por profetas, apóstolos e discípulos de Jesus Cristo.

Em 1979, a Igreja produziu sua própria versão da Bíblia do Rei Tiago, com um conjunto de notas de rodapé e referências cruzadas, bem como notas de tradução para auxilio no estudo

Antes dessa publicação, a Igreja adquiriu a maior parte de sua Bíblia do Rei Tiago da Universidade de Cambridge Press. Isso soa como uma organização que está usando a Bíblia como um mero truque para relações públicas? Se for assim, milhões de membros nunca foram informados. A Igreja e seus membros têm um profundo amor e apreço pela Palavra de Deus, encontrada na Bíblia.

A afirmação ousada que os LDS não valorizam a Bíblia chega a ser cômica. Não há apresentação de estatísticas, mas apenas alegações anedóticas que em primeiro lugar, os membros SUD não leem a Bíblia e não estão familiarizados com ela, e segundo, que constantemente ouvem de seus líderes que a Bíblia é menos confiável.

Em uma pesquisa publicada em Julho de 2001, Barna Research Group, Ltd. (BRG) fez as seguintes observações:

O estudo também revelou que quase metade de todos os adultos protestantes (54%), leem a Bíblia durante uma semana típica. Barna indicou que os Mórmons são mais propensos a lerem a Bíblia durante uma semana do que são protestantes - embora a maioria dos Mórmons não acreditam que a Bíblia é a autoridade da Palavra de Deus. [12]

BRG não é afiliada a Igreja SUD, nem a Igreja SUD está envolvida na pesquisa. Os membros da Igreja também não classificariam a sua fé desta forma. Eles de fato, consideram a Bíblia como autoridade e palavra de Deus. No entanto, a pesquisa indicou que eles certamente não leem a Bíblia de forma consistente. Além disso, ao longo de dois anos em cada quatro anos, cada membro da Igreja é convidada a ler e estudar o texto completo da Bíblia como parte do currículo da Escola Dominical da Igreja. A pedido de quem? Dos líderes da Igreja SUD.

Estudo Inicial da Igreja em línguas bíblicas

Um dos eventos muitas vezes negligenciado na história SUD, aconteceu em 1836, quando Joseph Smith organizou com um professor do hebraico aulas de Hebraico para os membros Igreja em Kirtland Ohio. Os membros da Igreja já vinham estudando a língua Hebraica, tendo comprado algumas literaturas sobre gramática, uma Bíblia Hebraica, um dicionário, além de tenntarem contratar um professor. O estudioso hebreu que veio foi Joshua Seixas. Ele passou várias semanas instruindo muitos dos membros da Igreja em Hebraico.[13] Poderíamos perguntar, o porquê do interesse em Hebraico? E em resposta: É claro que era para ser capaz de nas palavras do Papa Pio XII: "explicar o texto original que, tendo sido escrito por inspiração do autor, teria mais autoridade e maior peso do que qualquer tradução, por melhor que seja, tanto antigo ou moderno”.

O que isso mostra é que não só foram os primeiros Santos dos Últimos Dias conscientes dos desafios associados com a Bíblia, mas que eles eram tão interessados em voltar ao idioma original e os textos originais (se possível), como foi o resto da cristandade que estavam cientes dessas discrepâncias. Apesar das afirmações infundadas dos críticos ao contrário, nunca houve um líder da Igreja que já sugeriu que a Bíblia não era adequada para o estudo e para a aprendizagem do Evangelho, devido a eventuais lacunas que possam ter.

O Livro de Mórmon sobre a Bíblia

Críticos costumam discutir duas das declarações de Néfi a respeito da Bíblia como se encontra no Livro de Mórmon. A perspectiva de Néfi é que para os Santos dos Últimos Dias moderno: A Bíblia contém a verdade de Deus. No entanto, ainda é o trabalho dos homens e é tão confiável quanto os homens que escreveram, traduziram e copiaram.

É interessante que o próprio Livro de Mórmon começou a ser visto como um testemunho da crítica textual Bíblica. A origem teórica crítica do Antigo Testamento divide a história de Davi e Golias em dois registros separados que foram mais tarde incorporados na história comum que nós temos hoje.[14] Os estudiosos acreditam que estas duas tradições representam uma fonte anterior e uma fonte futura. Uma das evidências primárias para este argumento é o fato de que parte do material adicionado está em falta a partir da Septuaginta (LXX). Em um documento apresentado na Conferência FAIR 2001, Benjamin McGuire apresentou provas de que Néfi, acrescentou a partir da história de Davi e Golias, e contou com um texto que não tinha sido adicionado ao material. [15] Esta estaria em harmonia com o conhecimento atual do Antigo Testamento, o que indica que este material foi adicionado ao tempo do cativeiro na Babilônia, e certamente depois que Néfi havia deixado Jerusalém com suas placas de latão.


Notas

  1. McKeever and Johnson, Mormonism 101, 101.
  2. Holy Bible New Living Translation (Wheaton, Illinois: Tyndale House, 1996), xvii.
  3. Ibid., xv.
  4. McKeever and Johnson, Mormonism 101, 101.
  5. 1 Corinthians 7:1-2 (both the KJV and NIV).
  6. McKeever and Johnson, Mormonism 101, 101.
  7. Raymond E. Brown, An Introduction to New Testament Christology (Mahwah, New Jersey: Paulist Press, 1994), 171-195.
  8. Ibid. See especially page 195, with footnote 20.
  9. Benjamin McGuire, responding to chapter 7 of McKeever and Johnson, Mormonism 101 (See "A FairMormon Analysis of Mormonism 101: Response to Chapter 7: The Bible)
  10. Eberhard W. Güting and David L. Mealand, "Asyndeton in Paul: A Text-critical and Statistical Inquiry into Pauline Style," Studies in the Bible and Early Christianity, No. 39 (Mellen, 1998), xiv, 203.
  11. McKeever and Johnson, Mormonism 101, 101.
  12. The full survey, entitled "Protestants, Catholics and Mormons Reflect Diverse Levels of Religious Activity," can be found at the Barna Web site at www.barna.org.
  13. Talvez até 120 membros da Igreja SUD estudaram sob Seixas enquanto ele estava em Kirtland.
  14. Veja, por exemplo, Emmanuel Tov, "The Composition of 1 Samuel 16-18 in the Light of the Septuagint Version," em Jeffrey H. Tigay, Empirical Models for Biblical Criticism (Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985), 97-130.
  15. Benjamin McGuire, "Nephi and Goliath: A Reappraisal of the Use of the Old Testament in First Nephi" (text), or video.