Pergunta: Foi o Evangelho um mistério até o advento de Cristo?

Índice

Pergunta: Foi o Evangelho um mistério até o advento de Cristo?

"Mistério" denota um conhecimento disponível somente através da revelação. Há evidência bíblica clara que alguns antes do ministério de Cristo conheciam a Jesus

Os membros da Igreja acreditam que o Evangelho de Cristo é conhecido desde os dias de Adão. No entanto, é alegado por alguns cristãos que o Novo Testamento ensina que o Evangelho de Cristo era um mistério desconhecido até o advento de Cristo. (Em defesa desta afirmação, geralmente citam tais escrituras: Romanos 16:25, 1 Coríntios 2:7, 1 Coríntios 4:01, Efésios 3:1-10)

"Mistério" denota um conhecimento disponível somente através da revelação. Há evidência bíblica clara que alguns antes do ministério de Cristo conheciam a Jesus. Se Moisés, por exemplo, teve este mistério revelado a ele, então é falacioso a alegação de que nenhum outro profeta pré-cristão poderia ter conhecimento de Jesus e de seu evangelho salvador.

É um erro supor que o termo "mistério" tem o mesmo significado para os escritores do Novo Testamento, como o faz com o credo cristão moderno

Uma referência sem ligação com a Igreja SUD declara:

["mistério" é] alguma coisa revelada por Deus, pelo menos para alguns. O significado é diferente do sentido normal de Inglês para "um problema não resolvido"...

Suas principais ocorrências [no Novo Testamento] estão na literatura Paulina, onde se encontra 21 vezes...

O uso da palavra por Paulo ... [conecta-se] com a crucificação de Jesus, em vez de com as formas esotéricas de conhecimento (1 Coríntios 1:23, 1 Coríntios 2:1-7). Para Paulo o mistério que foi revelado é o plano de salvação de Deus. Efésios 6:19 fala do mistério do Evangelho. Da mesma forma, em Colossenses 2:02 ele chama o mistério de Deus o próprio Cristo. O mistério é antigo. De acordo com Romanos 16:25, foi mantido em segredo por longos séculos, mas no verso seguinte e em Efésios 3:9-10 Paulo indica que foi revelado a ele na plenitude dos tempos. O mistério diz respeito à inclusão dos gentios, assim como os judeus no plano de salvação de Deus (Romanos 16:25-26, Colossenses 1:26-27, Efésios 3:3-6 ...

A palavra "mistério" também é usada em um sentido derivado em várias passagens onde os termos a que se aplica são significativos no plano divino da salvação, que foi revelado .... [1]

O Dicionário Bíblico LDS dá uma perspectiva semelhante:

[A palavra "mistério"] denota no N. T. uma verdade espiritual que uma vez estava escondido, é agora revelado, e que sem uma revelação especial, teria permanecido desconhecido. Ele é geralmente usado junto com as palavras que denotam revelação ou publicação (por exemplo, Rom 16:25-26;.. Ef 1:9; 3:3-10; coronel 1:26; 04:03;. 1 Tm 3:16 ). O significado moderno de algo incompreensível não possui nenhuma ligação com o significado da palavra como ocorre no NT " [2]

Assim, um mistério não é necessariamente algo que é desconhecido ou impossível de se conhecer. Antes, é conhecido apenas através da revelação. Como a primeira citação indica, um dos mistérios que Paulo afirma ter sido escondido é a extensão das bênçãos do evangelho a todos, judeus e gentios. Mas isso não significa que todo o evangelho foi escondido até mesmo do povo da aliança na era pré-cristã.

De fato, o NT é claro ao demonstrar que ao menos uma figura do Antigo Testamento sabia sobre Cristo:

Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Hebreus 11:24-26

Como Moisés podia ter escolhido o "opróbrio de Cristo" se ele não tinha um conhecimento de Cristo? No entanto, esse conhecimento era um "mistério", um conhecimento que só pode ser conhecida através da revelação.


Notas

  1. Alice Ogden Bellis, "Mystery," in Eerdmans Dictionary of the Bible, edited by David Noel Freedman, Allen C. Myers, and Astrid B. Beck, (Grand Rapids, Michigan: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 2000), 931. ISBN 0802824005.
  2. LDS KJV, Bible Dictionary, "Mystery,", 736.