Pergunta: O fato de que a Bíblia diz que nada deve ser "adicionar a" ou "retirar" do livro significa que o Livro de Mórmon é falso?

Índice

Pergunta: O fato de que a Bíblia diz que nada deve ser "adicionar a" ou "retirar" do livro significa que o Livro de Mórmon é falso?

Críticos fazem mal uso de Apocalipse, interpretando de maneira errônea o processo pelo qual o cânone da Bíblia foi formado e devem também ignorar outras escrituras anteriores para manter sua postura

Alguns cristãos afirmam que o Livro de Mórmon não pode ser verdadeiro, porque nada deve ser "acrescentado" ou "retirado" da Bíblia Sagrada. Apocalipse 22:18-19

Críticos fazem mal uso de Apocalipse, interpretando de maneira errônea o processo pelo qual o cânone da Bíblia foi formado e devem também ignorar outras escrituras anteriores para manter sua postura. Seu uso deste argumento é uma forma de fazer parecer que é obvio, sendo assim eles presumem desde o início que O Livro de Mórmon e outras escrituras não são a Palavra de Deus, que é precisamente o ponto em debate. Em seu próprio contexto, a passagem em Apocalipse na verdade apoia os ensinamentos do Livro de Mórmon que muitas coisas claras e preciosas seriam tiradas da Bíblia. Também mostra claramente a necessidade de um outro livro de escrituras como o Livro de Mórmon para restaurar esses ensinamentos perdidos e sagrados. Se o Livro de Mórmon e outras escrituras modernas são obras de homens não inspirados ou do braço da carne, então é claro que não se deve confiar neles. Se no entanto, elas são de fato a palavra do Senhor aos profetas, então todos os que desejam ser salvos devem cuidadosamente dar atenção a elas.

O versículo frequentemente citado (como por Martin, acima) é Apocalipse 22:18-19:

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

O livro de Apocalipse foi escrito antes de alguns dos outros livros bíblicos

Alguns declaram que este versículo afirma que a Bíblia é completa e nenhuma outra escritura existe ou virá a existir.

No entanto, críticos ignoram que:

  • O livro de Apocalipse foi escrito antes de alguns dos outros livros bíblicos e antes da Bíblia ser reunida em uma coleção de textos. Portanto, este versículo só pode se aplicar ao livro de Apocalipse e não a Bíblia como um todo (alguns livros dos quais ainda não haviam sido escritos e nenhum deles havia sido reunidos na 'Bíblia'). Enquanto a data tradicional do livro de Apocalipse é 95 ou 96 d.c. (principalmente com base em uma declaração de Irineu), muitos estudiosos agora a datam de bem antes, como de 68 ou 69 d.c. . O Evangelho de João é geralmente datado de 95-100 d.c. . (Para mais informações sobre a datação do Apocalipse, consulte o artigo Bíblico de Thomas B. Slater).
  • O Novo Testamento é composto de primeiramente os quatro Evangelhos e em seguida, das epístolas dos apóstolos. Já que o livro de Apocalipse não é nem um evangelho nem uma epistola, foi colocado no final do cânone em sua própria categoria. Portanto, João não poderia ter pretendido que as últimas frases de Apocalipse se aplicassem a Bíblia inteira, já que ele não estava escrevendo um 'capítulo final' para o Novo Testamento e que a Bíblia não seria concluída e canonizada por mais alguns séculos mais tarde.
  • Outras escrituras (como Deuteronômio 4:2, Deuteronômio 12:32, e Provérbios 30:6) também proíbem adições; se os argumentos dos críticos fossem consistentes, teriam que em seguida, descartar tudo no Novo Testamento e grande parte do Velho, uma vez que estes versículos são anteriores a "outras escrituras", acrescentadas por Deus através de profetas posteriores.
  • Outra evidência de que Apocalipse 22:19 não está se referindo Bíblia inteira, é quando se lê "palavras do livro desta profecia" é encontrada quando se lê Apocalipse 1:3,11:

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo...Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

É evidente que o livro referido bem no início de Apocalipse é o mesmo livro que está sendo referido bem no final de Apocalipse

Tudo o que João viu e ouviu entre essas duas afirmações são o conteúdo do livro.

Mesmo que a passagem de Apocalipse significasse que nenhum homem poderia adicionar a escritura; ela não proíbe que Deus o pudesse, através de um profeta, adicionar à Palavra de Deus. Se isso não fosse possível, então a Bíblia nunca poderia ter vindo a existir.

O notável estudioso bíblico Bart Ehrman escreveu:

O grave risco de que os textos [do Novo Testamento] poderiam ser modificados à vontade por escribas que não aprovavam o seu teor, é evidente de outras maneiras também. Precisamos sempre lembrar que os copistas dos escritos cristãos foram reproduzindo seus textos em um mundo em que não apenas não existia impressoras ou editoras, como também não existia tal coisa como a lei de direitos autorais. Como poderiam os autores garantir que seus textos não seriam modificados, uma vez postos em circulação? A resposta curta é que não podiam. Isso explica por que os autores às vezes amaldiçoavam todos os copistas que modificavam seus textos sem permissão. Já encontramos este tipo de imprecação em um primitivo escrito cristão feito no Novo Testamento, o livro de Apocalipse, cujo autor, perto do final do seu texto, profere um terrível aviso [cita Apocalipse 22:18-19].

Isto não é uma ameaça de que o leitor precise aceitar ou acreditar em tudo escrito no livro desta profecia, como às vezes é interpretada; ao contrário, é uma ameaça comum para copistas do livro, que eles não devem adicionar ou remover qualquer uma de suas palavras. Imprecações semelhantes podem ser encontrados espalhadas por toda a gama de escritos primitivos cristãos.[1]

O profeta do Livro de Mórmon, Néfi, viu as mesmas coisas que João o Amado viu, mas não foi autorizado a escrevê-las

Tal ameaça foi real aos olhos de João. Infelizmente, parece que a ameaça passou despercebida. O profeta do Livro de Mórmon, Néfi, viu as mesmas coisas que João o Amado viu, mas não foi autorizado a escrevê-las (1 Néfi 14:21-25). Ele fez esta interessante profecia.

Vês, portanto, que depois de haver o livro passado pelas mãos da grande e abominável igreja, foram suprimidas muitas coisas claras e preciosas do livro, que é o livro do Cordeiro de Deus. (1 Néfi 13:28).

Depois foi prometido a Néfi que o Senhor enviaria outros livros, como o Livro de Mórmon para restaurar as coisas preciosas e simples que foram retiradas.

Estes últimos registros [o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, etc.], que viste entre os gentios confirmarão a verdade dos primeiros, que são dos doze apóstolos do Cordeiro, e divulgarão as coisas claras e preciosas que deles foram suprimidas; ... (1 Néfi 13:40)

O antigo profeta do Livro de Mórmon Néfi entendia como críticos reagiriam em relação ao Livro de Mórmon. Sua resposta para os críticos declara:

Sim, ai do que dá ouvidos aos preceitos dos homens e nega o poder de Deus e o dom do Espírito Santo! Sim, ai do que diz: Recebemos e não necessitamos mais! E por fim, ai de todos os que tremem e estão irados por causa da verdade de Deus! Pois eis que o que está edificado sobre a rocha recebe-a com júbilo; e o que está edificado sobre um fundamento de areia treme de medo de cair. Ai do que disser: Recebemos a palavra de Deus e não necessitamos de mais palavras de Deus, porque temos o bastante! Pois eis que assim diz o Senhor Deus: Darei aos filhos dos homens linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali; e abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria; pois a quem recebe darei mais; e dos que disserem: Temos o suficiente, destes será tirado até mesmo o que tiverem.Maldito é aquele que confia no homem ou faz da carne o seu braço ou dá ouvidos aos preceitos dos homens, a menos que seus preceitos sejam dados pelo poder do Espírito Santo. (2 Néfi 28:26-31)

Notas

  1. Bart D. Ehrman, Misquoting Jesus: The Story Behind Who Changed the Bible and Why (HarperSanFrancisco, [2005] 2007), 54–55. ISBN 0060859512. ISBN 0060738170.