Pergunta: Por que os críticos do Mormonismo que pertencem a outras religiões descartar experiências espirituais?

Índice

Pergunta: Por que os críticos do Mormonismo que pertencem a outras religiões descartar experiências espirituais?

Críticos sectários e as raízes bíblicas de sentimentos ardentes

É estranho que os críticos sectários falham com os apelos a um "ardor no peito" para com a comunidade SUD quando as raízes da linguagem são encontradas na própria Bíblia.

Após a ressurreição de Jesus, Ele andava com dois discípulos no caminho de Emaús. Eles não reconheceram Jesus, mas "explicou-lhes o que Dele se achava em todas as Escrituras." (Lucas 24:27).

Depois de partir o pão com eles, Jesus foi revelado aos discípulos, e desapareceu da vista deles.

Curiosamente, eles não dizem um ao outro, "Nós deveríamos saber que era Jesus por causa de seu ensinamento bíblico." Em vez disso, suas explicações foram além de suas faculdades intelectuais. Eles disseram:

Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? (Lucas 24:32)

Da mesma forma, uma referência a um "queima" no coração pode ser encontrado no Salmo 39:3:

Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua. (Salmos 39:3)

O conselho do Senhor a Oliver Cowdery faz todo o sentido neste contexto:

Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto sentirás que está certo. D&C 9:8

Parece improvável que os críticos sectários que geralmente trabalham para defender a Bíblia, com o melhor de seus entendimentos, iriam recusar o testemunho dos discípulos de Jesus, porque foi descrito em palavras em termos SUD como "arder o coração". Certamente, sectários não argumentariam que os discípulos em Lucas 24 devem ter sido manipulados emocionalmente ou que eles estavam passando por algum tipo de efervescência social simplesmente porque se referem a seus sentimentos ao falar uns com os outros sobre estar na presença de um Ser sagrado. Os discípulos em Lucas 24 não eram novos no evangelho. Eles sabiam o que era a sensação de experimentar Cristo e eles reconheceram o sentimento, mesmo quando eles não estavam esperando por isso. A natureza humana permanece a mesma na contemporaneidade e é lógico que, mesmo agora, as pessoas com experiência em testemunhos espirituais podem saber a diferença entre sensações espirituais e a pressão emocional de um filme de Hollywood.


Notas