Pergunta: Possui o ensinamento dos "Três Graus de Glória" base Bíblica?

Índice

Pergunta: Possui o ensinamento dos "Três Graus de Glória" base Bíblica?

Fica claro que Joseph Smith foi além da informação encontrada na Bíblia sobre os graus de glória na ressurreição

Afirma-se que a doutrina dos três céus não possui base Bíblica.

Fica claro que Joseph Smith foi além da informação encontrada na Bíblia sobre os graus de glória na ressurreição. Entretanto, está igualmente claro que muitos dos detalhes extras que ele incluiu são corroboradas pelo testemunho dos primeiros escritores cristãos-- e isto a ponto de tornar difícil uma explicação do fenômeno como uma mera coincidência.[1]

A Bíblia deixa claro que toda a humanidade será "julgada... conforme suas obras." (Apocalipse 20:12) e se assim for, as recompensas de cada um não serão diferentes? Jesus insistiu que na casa de seu "Pai há muitas moradas" (João 14:2), e Paulo escreveu que no julgamento as obras de uma pessoa poderão ser adicionadas ao seu galardão ou queimadas, mas de uma maneira ou de outra ela poderá ser salva: "Se a obra que alguêm edificou nessa parte [sobre a fundação de Jesus Cristo] permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguêm queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." (1 Corinthians 3:14 - 15)

Paulo indicou também que um homem teve uma visão do "terceiro céu". (2 Corinthians 12:2) Portanto, uma pessoa pode logicamente concluir através dessas passagens que aos destinatários da salvação serão atribuídas recompensas variando dentro de pelo menos três céus diferentes ou graus de glória. Entretanto, deve-se admitir que este fato não é apresentado de forma explícita na Biblia, assim é compreensível que o mundo Cristão tenha-se contentado por muitos séculos com a doutrina de um céu e de um inferno.


A Doutrina Mórmon dos Graus de Glória

Enquanto ponderavam o significado das passagens biblicas mencionadas acima, Joseph Smith e Sidney Rigdon receberam a mais impressionante visão sobre o destino da humanidade após a ressurreição e o julgamento final, que incluía uma descrição dos três reinos de glória. (D&C 76) Descobriram que o primeiro reino, chamado de Celestial, será habitado por aqueles que pela fé em Jesus Christ venceram (D&C 76:50 - 70, 92-96), incluindo as crianças que morreram e aqueles que aceitariam o evangelho nesta vida, mas não tiveram a chance até chegarem ao mundo espiritual. (D&C 137:1 - 10) o segundo reino, chamado de Terrestrial, será habitado por pessoas boas que foram justas e amáveis, mas não foram valentes em seu testemunho de Jesus. Aqueles que rejeitaram o evangelho nesta vida, mas posteriormente o aceitaram receberão uma recompensa neste reino, também. (D&C 76:71 - 80.91.97)[2] O terceiro, ou reino telestial, será recebido pelas massas geralmente más da terra que passaram sua residência inteira no mundo espiritual do inferno, e assim que não eram dignos de qualquer glória mais elevada. (D&C 76:81 - 90.98-112)

Uma outra distinção entre estes reinos é que aqueles que recebem o glória celestial residirão na presença do pai, enquanto aqueles no reino terrestrial receberão a presença do filho, e aqueles no telestial terão o Espírito Santo a ministrar-lhes. (D&C 76:62,77,86)

Sol, Lua e Estrelas como tipos de graus de glória

Que luz maravilhosa esta visão lançou sobre passagens obscuras da Bíblia! Por exemplo, que diferença faz saber que há três céus se uma pessoa não sabe nada sobre eles? Um outro exemplo de uma passagem iluminada por esta revelação é a descrição de Paulo da glória do corpo ressuscitado:

E há corpos celestes e corpos terrestres,mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. É assim também a ressurreição dentre os mortos. (1 Corinthians 15:40 - 42)

Na visão dos reinos de glória, o Senhor revelou que esta passagem não é justa uma comparação entre corpos celestes e terrenos, mas também uma referência ao fato de que há três graus principais de glória distintos, no qual um corpo pode ser ressuscitado.

E a glória do celeste é uma, como a glória do sol é uma.. E a glória do terrestre é uma, como a glória da lua é uma. E a glória teleste é uma, como a glória das estrelas é uma;pois como uma estrela difere de outra em glória, assim também diferem em glória uns dos outros no mundo telestial. (D&C 76:96 - 98)

No início do terceiro século, Orígenes, revelou que a igreja primitiva interpretava esta passagem essencialmente da mesma maneira:

Nosso entendimento das passagem de fato é, que o Apóstolo, desejando descrever a grande diferença entre aqueles que se levantarão em glória, isto é, os Santos, emprestou esta comparação dos corpos celestiais, dizendo: "Uma é a glória do sol, outra a glória da lua, outra a glória das estrelas.[3]

Ele explicou ainda que o mais alto dos três graus está associado com o pai, e o segundo grau com o filho:

E alguns homens estão conectados com o pai, sendo parte dele, e ao lado destes, aqueles à quem nosso argumento esclarece, aqueles que vieram até Salvador e tomam lugar ao seu lado. E terceiro são aqueles dos quais falamos anteriormente, que contam com o sol, a lua e as estrelas para se tornarem deuses, e tomam seu lugar ao lado deles. E em quarto e último aqueles que se submetem aos ídolos mortos e sem alma.[4] Nós veremos que a doutrina de Orígenes de um quarto grau para os iníquos é bastante coerente com a crença Mórmon.

John Chrysostom foi outra testemunha para o fato de que a igreja primitiva considerava esta passagem uma referência aos graus de recompensa na vida após a morte:

E tendo disto isto, ascendeu novamente ao céu, dizendo, " Há uma glória do sol, e uma glória da lua." Pois assim como nos corpos terrestres há uma diferença também no celestial; e essa diferença não é tão simples, mas ao alcançar-se o extremo : existirá não somente uma diferença entre o sol e a lua e as estrelas, mas também entre estrelas e estrelas. Para que então todos devem viver no céu? Contudo alguns têm uma glória maior ou menor. O que aprendemos a partir daí? Embora todos estejam no Reino de Deus, nem todos recebem a mesma recompensa; e apesar dos pecadores estarem no inferno, nem todos experimentarão a mesma punição.[5]

Mais Testemunhas Antigas aos Três Graus de Glória

Esta doutrina remonta muito mais longe do que Orígenes e Crisóstomo, no entanto. Irineu preservou a mesma tradição que supostamente vinha dos anciãos que conheciam os Apóstolos. Muitos pensam que ele recebeu de Papias:

E como dizem os presbíteros: Então aqueles que forem julgados dignos de uma morada no céu irão para lá, outros gozarão das delícias do paraíso, e outros terão o esplendor da cidade; Pois em todos os lugares o Salvador será visto como quem o vê será digno. [Dizem, além disso], que há essa distinção entre a habitação dos que produzem cem vezes, a dos que produzem sessenta vezes ea daqueles que produzem trinta vezes: a primeira será tomada Para cima nos céus, o segundo habitará no paraíso, o último habitará a cidade; E foi por isso que o Senhor declarou: "Na casa de meu Pai há muitas moradas". Pois todas as coisas pertencem a Deus, que fornece a todos uma moradia adequada; Como diz Sua Palavra, que uma parte é atribuída a todos pelo Pai, conforme cada pessoa é ou será digna. E este é o sofá em que os convidados se reclinarão, tendo sido convidados para o casamento. Os presbíteros, discípulos dos Apóstolos, afirmam que esta é a gradação e arranjo dos que são salvos, e que eles avançam por etapas desta natureza; Também que ascendem pelo Espírito ao Filho e pelo Filho ao Pai, e que, no devido tempo, o Filho cederá Sua obra ao Pai, assim como é dito pelo Apóstolo: "Porque Ele deve reinar até Ele pôs todos os inimigos sob seus pés, e o último inimigo que será destruído é a morte."[6]

Clemente de Alexandria também expressou crença nos três graus, e ecoou a revelação do Senhor a Joseph Smith que aqueles no mais alto grau "são deuses, mesmo os filhos de Deus." (D&C 76:58)

Conformably, conseqüentemente, há várias residências, de acordo com o valor daqueles que acreditaram. . . . Estas moradas escolhidas, que são três, são indicadas pelos números no Evangelho - o trinta, o sessenta, o cem. E a perfeita herança pertence àqueles que alcançam "um homem perfeito", segundo a imagem do Senhor. . . . À semelhança de Deus, então, é introduzido na adoção e amizade de Deus, para a herança justa dos senhores e deuses; Se for aperfeiçoado, segundo o Evangelho, como o próprio Senhor ensinou.[7]

Clemente também pregou que as três gradações de glória são adquiridas em virtude de três tipos de ações:

[Clemente de Alexandria] considera três tipos de ações, a primeira das quais é. . . A ação certa ou perfeita, que é característica do homem perfeito e só gnóstico, e eleva-lo para o auge da glória. O segundo é a classe de. . . Medianas ou intermediárias, que são feitas por crentes menos perfeitos, e obter um grau inferior de glória. Em terceiro lugar, ele considera ações pecaminosas, que são feitas por aqueles que caem fora da salvação.[8]

Outros sistemas de múltiplos céus

Na verdade, havia vários esquemas para a estrutura dos céus, com números diferentes de céus que variavam também em seus conteúdos.[9] Mas mesmo onde três graus não foram especificamente mencionados, foi sustentado que várias gradações dos eleitos existem. Por exemplo, Similitude 8 no Pastor de Hermas discute vários tipos de eleitos. Os editores de uma coleção de documentos cristãos primitivos prefaciam o capítulo com este resumo: "Que há muitos tipos de eleitos, e de arrependimento pecadores: e como todos eles receberão uma recompensa proporcional à medida de seu arrependimento e boas obras."[10]

Jesus, na Epístola dos Apóstolos, fez uma distinção entre os "eleitos" e os "mais eleitos"."[11] E, de acordo com isso, os Reconhecimentos Clementinos cristãos judeus reduziram o número de céus para dois.[12]

Um dos esquemas mais populares foi o de sete céus. Daniélou afirma que a idéia de sete céus foi introduzida pela primeira vez por certos grupos cristãos judaicos e "deriva de influências orientais, irano-babilônicas", enquanto a tradição apocalíptica judaica mais antiga e muitos outros grupos cristãos primitivos mantinham o esquema dos três céus.[13] No entanto, parece que os sete céus podem originalmente ter sido consistente com a doutrina dos três céus. Por exemplo, vimos que Irineu preservou a doutrina de Papias de três céus, mas em outra passagem afirmou que "a terra é cercada por sete céus, onde habitam Poderes e Anjos e Arcanjos, dando homenagem ao Deus Todo-Poderoso que criou todas as coisas . . . ."[14] Como Daniélou aponta, já que os sete céus eram as moradas dos anjos, provavelmente se pensavam ter sido gradações dentro do segundo dos três céus principais.[15]

Escuridão exterior

Como observamos na discussão da natureza do mundo espiritual, tanto os Santos dos Últimos Dias como os primeiros cristãos ensinaram que o "inferno" associado ao mundo espiritual terá um fim. Note-se aqui, entretanto, que haverá um inferno eterno após a ressurreição, ea promessa de castigo eterno é muito real para aqueles que nesta vida e no próximo não só rejeitam Cristo e Seu Reino, mas que conscientemente lutam contra Uma vez que eles receberam um testemunho de sua verdade. O Senhor revelou ao Profeta que aqueles que negam o Espírito Santo e, assim, cometerem o pecado imperdoável, receberão um reino totalmente sem glória chamado "escuridão exterior".

31 Assim diz o Senhor concernente a todos os que conhecem o meu poder e dele foram feitos participantes; e que se deixaram vencer pelo poder do diabo e negaram a verdade e desafiaram o meu poder —

32 Estes são os filhos de perdição, de quem eu digo que melhor lhes fora nunca terem nascido;

33 Pois são vasos de ira, condenados a sofrer a ira de Deus com o diabo e seus anjos na eternidade;

34 Sobre os quais eu disse que não há perdão neste mundo nem no mundo vindouro —

35 Tendo negado o Santo Espírito, depois de havê-lo recebido, e tendo negado o Filho Unigênito do Pai; tendo-o crucificado dentro de si e tendo-o envergonhado abertamente.. (D&C 76:31-35)

Do mesmo modo, tanto o Evangelho cristão gnóstico de Filipe como o Pastor de Hermas descrevem os habitantes das "trevas exteriores" como aqueles que fizeram uma escolha consciente e específica de se rebelarem contra Deus:

Um homem apostólico em uma visão viu algumas pessoas fechadas em uma casa de fogo e amarrado com correntes de fogo, deitado em ungüento flamejante. . . . E ele lhes disse: "Por que não são capazes de ser salvos?" Eles responderam: "Eles não o desejavam. Eles receberam [este lugar] como castigo, o que é chamado de "escuridão [exterior]", porque ele é [expulso] para dentro dele."[16]

Desde a primeira montanha, que era negra, os que creram são os seguintes: apóstatas e blasfemadores contra o Senhor, e traidores dos servos de Deus. A esses arrependimentos não está aberto; Mas a morte está diante deles, e por esta razão também eles são negros, porque a sua raça é um sem lei.[17]

Orígenes ensinou que os ímpios nas trevas exteriores seriam destituídos de inteligência e possuídos de corpos despojados de toda a glória.

Mas as trevas exteriores, a meu ver, devem ser entendidas não tanto de alguma atmosfera escura sem luz, como daquelas pessoas que, mergulhadas na escuridão da ignorância profunda, foram colocadas fora do alcance de qualquer luz do compreensão . . . . Os ímpios também, que nesta vida amaram a escuridão do erro e a noite da ignorância, podem ser vestidos com corpos escuros e negros depois da ressurreição. . . .[18]

Finalmente, o Senhor disse a Joseph Smith que Ele nunca revela completamente aos homens as punições das trevas exteriores, mas apenas visões breves delas. Considere a redação desta revelação em comparação com a usada por Jesus no apócrifo Evangelho de Bartolomeu:

45 E homem algum conhece o seu fim nem seu lugar nem seu tormento;

46 Nem foi revelado nem é nem será revelado ao homem, exceto àqueles que dele forem feitos participantes;

47 Contudo, eu, o Senhor, mostro-o em visão a muitos, mas imediatamente torno a encerrá-la;

48 Portanto, seu fim, sua largura, altura, profundidade e miséria eles não compreendem, nem homem algum, a não ser os que são ordenados a essa condenação.(D&C 76:45-48)

E a terra foi enrolada como um volume de um livro e o profundo [inferno] lhes foi revelado. E, vendo-os os Apóstolos, caíram sobre os seus rostos sobre a terra. Mas Jesus os ressuscitou, dizendo: Não vos disse: Não é bom para vós ver o abismo. E novamente ele acenou para os anjos, eo abismo foi coberto.[19]

A Perda da Doutrina dos Graus de Glória

Vimos que a doutrina dos graus de glória logo foi confundida, de modo que vários esquemas, notavelmente o de sete céus, foram adotados, mas sempre ficou claro para todos que havia diferentes graus de glória nos céus. Então, como foi perdida esta doutrina esclarecedora? Seu destino não é completamente claro, mas o exemplo de Jovinian, um monge de Milão que pregou em torno da volta do quinto século, pode ser instrutivo. Clark descreve o ensinamento de Joviniano e a reação de Jerônimo a ele: "O ponto de vista de Joviniano de que há apenas duas categorias, o salvo eo maldito, é avaliado por Jerônimo como mais parecido com a filosofia dos velhos estóicos do que com o dos cristãos."[20] Therefore, once again an older Christian doctrine was replaced by the speculations of a Greek philosophical school.


Notas

  1. This response is originally from Barry R. Bickmore, "Salvation History and Requirements," in Restoring the Ancient Church: Joseph Smith and Early Christianity (FAIR publication, 1999)chapter #4.Direct link It may have been added to or modified since, by nature of a wiki project.
  2. Note also that the paradise of Adam and Eve was in a Terrestrial state, and translated beings dwell in this sphere awaiting the resurrection, as well. See Chapter Note 2.
  3. Origen, De Principiis 2:10:2, in ANF 4:294.
  4. Origen, Commentary on John 2:3, in ANF 10:324-325.
  5. John Chrysostom, Homilies on 1 Corinthians 41:4, in NPNF Series 1, 12:251.
  6. Irenaeus, Against Heresies 5:36:1-2, in ANF 1:567, brackets in original.
  7. Clement of Alexandria, Stromata 6:14, in ANF 2:506.
  8. ANF 2:506.
  9. Daniélou, The Theology of Jewish Christianity, 179.
  10. The Lost Books of the Bible (New York: Bell Publishing Company, 1979), 240.
  11. Epistula Apostolorum, in NTA 1:210.
  12. Daniélou, The Theology of Jewish Christianity, 174; However, it is clear from the passages which mention two heavens in the Recognitions that the two heavens spoken of are the visible heaven, which men can see, and the invisible, where the angels, etc., dwell. See Clementine Recognitions 9:3, in ANF 8:183; Clementine Recognitions 3:27, in ANF 8:121; Clementine Recognitions 2:68, in ANF 8:116. There is no mention of any division in the invisible heaven, but the following passage may be an oblique reference to the three degrees: "Be this therefore the first step to you of three; which step brings forth thirty commands, and the second sixty, and the third a hundred, as we shall expound more fully to you at another time." Peter, in Clementine Recognitions 4:36, in ANF 8:143. The footnote to this passage makes clear that whatever it referred to was most likely part of the esoteric tradition.
  13. Daniélou, The Theology of Jewish Christianity, 174.
  14. Irenaeus, Proof of the Apostolic Preaching 9, in ACW 16:53.
  15. Daniélou, The Theology of Jewish Christianity, 176.
  16. The Gospel of Philip, in , James M. Robinson, ed., The Nag Hammadi Library in English (San Francisco: Harper & Row, 1977), 140, brackets in original.
  17. The Pastor of Hermas, Sim. 9:19, in ANF 2:50.
  18. Origen, De Principiis 2:10:8, in ANF 4:296.
  19. The Gospel of Bartholomew, in ANT, 173.
  20. Clark, The Origenist Controversy, 131.